Israel-Palestina, o conflito em 6 pontos de Thomas Friedman

Numa longa e edificante entrevista no Ezra Klein Show, Thomas Friedman fecha com seis pontos muito interessantes sobre o eterno conflito Israel-Palestina, que reproduzo livremente aqui:

  1. Israel é um lugar incrível. O que foi construído em 75 anos em termos de cultura, agricultura, tecnologia e ciência é milagroso.
  2. Israel faz coisas terríveis às vezes, especialmente na Cisjordânia. Rouba terra dos palestinos, deixa colonos matarem palestinos com impunidade, permite árabes palestinos serem tratados como cidadãos de segunda classe.
  3. Israel está no meio de uma vizinhança incrivelmente perigosa e os fracos não sobrevivem.
  4. Os palestinos passaram por uma tragédia onde um outro povo (judeus) vieram em grande número para reivindicar seu direito histórico à terra. E mesmo que estivessem dispostos a compartilhar a terra, para os palestinos isso causou um enorme problema de refugiados. Chamam de Nakba ou “grande tragédia”, nome que não é um exagero.
  5. Palestinos fazem burrices e coisas ruins. Perderam grandes oportunidades, brigam entre si, são vis com judeus, têm um governo que tolera muita corrupção.
  6. Palestinos vivem numa vizinhança hostil, perigosa e que frequentemente os explora. Ditadores árabes da região, desde a década de 1940, usam uma frase que diz “nenhuma voz deve falar mais alto que a batalha”, onde, em outras palavras, chamam para falar sobre a questão palestina e não prestarem atenção em sua própria autocracia e corrupção. Assim, palestinos foram e são usados pelos seus vizinhos de forma injusta e pejorativa para a sua causa.

Thomas Friedman é o principal colunista sobre Israel-Palestina do New York Times, e autor de artigos que achei importantíssimos para entender toda essa questão. Ele adiciona um 7º ponto:

  1. Palestinos não estão prontos para um tratado de paz quando Israel está, e vice-versa.

“Se você não é capaz de manter esses 7 pontos na sua cabeça ao mesmo tempo, não venha para esse debate” — finaliza Thomas Friedman.

Ezra Klein Show, episódio ‘I Have No Idea How This Ends. I’ve Never Seen It So Broken.’ — New York Times

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *