A Frequência Cardíaca de Yuja Wang

Chamando todos os cientistas de dados, sobretudo os que lidam com séries temporais, como eu, para ver um experimento.

Mediram a frequência cardíaca de Yuja Wang, a pianista erudita mais badalada do momento — e a mais gata também ❤️ — enquanto executava uma façanha sem precedentes: tocar todos os 5 concertos de piano de Rachamninoff em uma única apresentação de mais de 4 horas de duração. Mediram também a frequência cardíaca do regente Yannick Nézet-Séguin, de alguns músicos da orquestra, e também de ouvintes na platéia, no Carnegie Hall de Nova York, em 28 de janeiro de 2023.

Os concertos de piano de Rachmaninoff não são qualquer obra. Conhecidos pela sua beleza e dificuldade, são frequentemente tratados como alguns dos pilares emocionais da humanidade. São 4 os concertos; e o “quinto” é um conjunto de variações, compostas por Rachmaninoff, sobre um tema de Paganini.

Entrevistas, explicações e análises de dados podem ser vistas no vídeo do Carnegie Hall. Algumas revelações dos dados coletados são óbvias: devido ao esforço físico, o coração de Yuja dispara conforme a densidade da partitura aumenta. Mas outras constatações são também muito interessantes, como o sincronismo cardíaco — ou emocional — entre a pianista, público e músicos.

Um experimento multi-disciplinar absolutamente lindo, inédito e necessário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *