A gente precisa de rádio

E aqui não falo só de ondas de rádio FM captadas por antenas, adoráveis aparelhos que são cada vez mais raros.

Refiro-me a uma curadoria musical feita por humanos, não algoritmos. Pois é assim que somos apresentados às novas músicas que vamos amar, foi assim que conhecemos as músicas que amamos até os anos 2010.

DJs, radialistas, playlists de amigos, são coisas vitais para mim. Eis as plataformas e serviços em que habitam e que me inundam com novidades musicais:

  • MixCloud: usada por DJs profissionais para publicarem sessões inteiras de música. Adoro ali as publicações semanais do Raphaël Marionneau e da trilha sonora do por do sol do Café del Mar de Ibiza, ambos majoritariamente de música eletrônica relaxante e melódica. Mas há também na plataforma sessões de Reggae, Jazz e muitos outros estilos.
  • SomaFM: pioneiros em rádio de internet, têm saborosas estações de diferentes estilos. Sou assíduo do Bossa Beyond que leva a Bossa Nova para outros níveis, e a estação Synphaera de música de texturas abstratas.
  • TuneIn: plataforma que agrega todas as rádios FM e AM do mundo. Pode-se encontrar rádios regionais por cidade e país e também por nome. Uso este serviço quando quero ouvir as queridas USP FM e Cultura FM quando estou longe da cidade de São Paulo. Tem também a rádio ABC Jazz, da Austrália, que gosto muito.
  • Klassik Radio: parada obrigatória para amantes de música clássica. App contém inúmeras estações temáticas do gênero, onde agregam piano solo, música erudita de filmes famosos, clássicos para crianças, para relaxar, para um jantar etc. É num serviço de rádios públicas alemãs, creio eu.
  • No Spotify, Deezer e todos os streamers de música, além das playlists de seus amigos, há playlists oficiais criadas por humanos especialistas no assunto contratados por essas empresas. Adoro a Jazz Classics Blue Note Edition, Jazz Meets Classical, Folk Pop e as playlists do produtor musical Digby Jones. Playlists humanas nas plataformas é ainda um mundo novo, em expansão, com muita coisa boa a se explorar. Você pode copiar playlists de uma plataforma para outra com o serviço Soundiiz.