
Preço dos ovos está subindo devido a gripe aviária nos EUA. Exportações de ovos do Brasil para os EUA aumentam e isso causa inflação no preço do ovo por aqui também.
Nos dias de hoje, preço justo de ovos em São Paulo é 1 ovo ≈ R$1. Produto que custa mais do que R$1 por ovo, está cobrando por características de pouco valor real para o consumidor, como marketing ou green washing ou simplesmente grife.
Características que valem a pena pagar mais pelo ovo:
- Tamanho
Características que não valem a pena pagar mais pelo ovo:
- Caipira
- Orgânico
- Cor da casca
Este assunto é meio polêmico, mas inúmeros testes cegos comprovam que as pessoas não são capazes de notar diferença de sabor entre ovos. Veja estes:
- O portal Serios Eats usou até corante para eliminar o viés causado pela cor da gema. Publicou seu relato no artigo «Ovos “melhores”, são mais gostosos?»
- O pessoal do Ceia Clandestina também fez extensivos testes cegos e não conseguiu encontrar diferenças significativas entre os ovos
Quanto a cor da gema, os mesmos testes cegos mostram que cor não altera o sabor. A cor da gema pode ser manipulada com devida alimentação na granja. Criadores adicionam cúrcuma na alimentação das galinhas para deixar o amarelo da gema mais vivo.
A cor da casca é determinada pela raça da ave. É o fator menos relevante de todos, mas é o que mais dá nas vistas. Fato é que ovos orgânicos e caipiras oferecidos nas gôndolas sempre são de casca escura, provavelmente porque o consumidor associa casca branca com ovos comuns.
Quanto ao valor nutritivo, ovo de qualquer tipo é uma bomba nutricional. É provavelmente irrelevante a diferença nutricional entre o ovo mais comum e o mais elegante. Eu nunca vi esse tipo de comparação, porque deve ser irrelevante mesmo.
Características como “caipira”, “orgânico”, são as que mais elevam o preço do ovo e tem a ver com como a galinha é criada, caso isso seja importante para você. Isso é uma questão mais filosófica. Na minha opinião, isso soa como uma certa humanização da galinha, imputar no animal valores que seres humanos valorizam, como ser livre para pastar. Mas quem disse que isso é realmente importante para o animal, mais do que ter comida fácil a vontade? O fator “orgânico” para mim tem também alto teor de green washing, e geralmente não é o que o consumidor acha que é. Mesmo assim, a indústria tem padrões e leis que garantem um nível alto de qualidade até à granja mais simples.
Então tudo bem se você cultiva alguns valores que te levam a gastar mais com ovos. Mas saiba que estará igualmente bem servido, com nutrientes, higiene e qualidade em geral, até com o ovo mais barato.