Gente que diz que Maduro era péssimo e já vai tarde. Gente que diz que ninguém falou nada quando Maduro quis tomar parte da Guiana em 2023. E assim justifica Donal fazer o que fez na Venezuela, país que realmente está em frangalhos e agora seu povo foi libertado. Até celebra, até bate palmas.
Gente que diz essas coisas, acorde. Tente ver mais longe e para o futuro.
O problema maior não é bem a Venezuela.
O problema é a nova ordem mundial que se abre para o futuro agora.
Qual o próximo país que Donald vai querer invadir? Dinamarca? Colombia? Sim, porque abriu-se um precedente. E se Donald invade, porque Putin não invadiria em sua região também? E China? E Taiwan? Quando será a vez do Brasil ser invadido, com nossas infindáveis riquezas naturais, fontes de água potável, sol, população enorme? Invadir países pelas suas riquezas é coisa de século 15. Não de século 21, era da ONU.
Preparamos nossos filhos e nossas aposentadorias para uma certa ordem mundial que pode estar se desmanchando. O futuro fica tremendamente mais incerto agora para todo mundo. Esse é o risco. Isso é que é ruim.
Quanto a Venezuela, não há muitas evidências na História de país que foi invadido por suas riquezas naturais e que a situação melhorou muito para o povo lá. Invasão assim é para pilhar, usurpar, não para fazer caridade.
Bater palma para a abertura deste precedente é passar vergonha. Muita vergonha, gente. Em caso de dúvida, é melhor aproveitar a chance de ficar quieto.