Rússia invadindo Ucrania foi a precursora, mas agora com os EUA assaltando a Venezuela por petróleo fica re-estabelecida a lei do mais forte, desveladamente, como era séculos atrás. Foram prás cucuias 80 anos de ONU e diplomacia entre as nações.

O problema é o que vem agora com uma nova ordem mundial. Este kit de emergência foi divulgado recentemente para a população francesa pelo seu Ministério do Interior. A gente fica preocupado quando há radinho de pilha no kit.
Minha amiga francesa conta que tal alerta veio logo após os alertas similares emitidos pelos governos sueco e finlandês, países que estão geograficamente mais próximo da Rússia de Putin.
O MI6 britânico também, diz que “está operando numa zona entre guerra e paz”.
Acho que já podemos esperar que o mundo e sua geopolítica será lugar inesperadamente diferente dentro de uns 5 ou 10 anos. A frase é propositalmente incongruente para expressar a minha perplexidade. E tristeza.
Podemos até fazer um bolão de próxima invasão. Dinamarca e sua Groenlândia é a minha aposta mais quente. E tem também Taiwan pela China nos rumores.