Baita conquista dos meus filhos que agora têm Bilhete Único para facilitar circularem por São Paulo com transporte público — ônibus e metrô, com desconto nas baldeações e integrações.
🟢 Para emitir o BU, preencha o cadastro no site da SPTrans enviando foto e validando e-mail.
🟢 Crianças que moram há mais de 2km de distância da escola têm direito ao bilhete de estudante cujas passagens saem pela metade do preço ou de graça. Informe-se na escola.
🟢 Aí pegue o plástico de graça em algum terminal de ônibus urbano da cidade. Só precisa levar documento com foto. Tem terminais na cidade toda; o que fica na estação Santa Cecília do metrô é o mais perto da minha casa.
🟢 Aí adicione crédito quando e quanto quiser, pagando boleto que você emite em outro serviço da SPTrans sem taxas extras. Ou, com taxas extras, via alguns intermediários privados. Meus jovens pré-adolescentes fazem isso eles próprios, pagando o boleto com a app do banco — eles já têm conta bancária.
⚠️ Se perder o cartão do Bilhete Único, a SPTrans te emite outro ao custo de 7 passagens de ônibus. Trate de não perder!
🔷 Dica extra, só para metrô: caso esteja sem seu Bilhete Único, ou sem crédito e também sem dinheiro vivo (eu nem sei mais o que é isso), você pode comprar passagem de metrô, na hora, por Pix, interagindo com o número +55-11-3888-2200 por WhatsApp. Assim que pagar o Pix, o robô de atendimento te manda um QR via WhatsApp para passar na catraca.
Esses sites da SPTrans são meio chatinhos de usar pelo celular, mas os serviços funcionam direitinho.