About Avi
Categories
- Chronicles (50)
- Community and Society (76)
- Ecology & Environment (7)
- Essays (32)
- Events (25)
- Gourmet (27)
- Info & Biz Technology (258)
- Linux & Open Source (93)
- Linux Journal Index (14)
- Mobility (16)
- Multimedia (9)
- OpenDocument Format (61)
- Web 2.0 (59)
- Linux & Open Source (93)
- Metaphysics (25)
- Misc (5)
- Music & Podcasts (37)
- Podcast: brazilian jazz (8)
- Podcast: general (13)
- Travels (62)
- Central Asia 2007 (28)
- Vegetarianism (9)
Acabei de voltar de uma super aula de Pilates !
Não iria fazer vocês, caros leitores, perderem tempo em ler um post sobre isso, se Pilates não fosse algo realmente sensacional.

Quando perguntei para a minha namorada qua ktsu era esse negócio de Pilates, ela explicou da forma mais sucinta e precisa possível: é um tipo de yoga ocidental.
Eu sou o maior sedentário de todo o universo conhecido, mas depois de treinar quase desleixadamente por uns poucos meses, sinto me mais forte, fisicamente equilibrado, mais fino, mais forte, mais conciente do meu corpo e com mais vontade da fazer mais.
Funciona assim: faço uma aula por semana, com um professor dedicado para mim e isso me dá deireito a mais uma aula de match, que é grupal, com outros tipos de equipamentos. Então acabam sendo +/- duas aulas por semana.
O foco do Pilates é nos músculos ditos mais importantes do corpo: a barriga e as costas. Se você não os tem, não tem nada.
Pilates tem a ver com cair fichas. Cada professor tem um estilo próprio, foca em pontos sutilmente diferentes e lá vai mais uma ficha caindo. As vezes, parado no meio do corredor e conversando com alguém no trabalho, a simples posição parada, de pé, faz cair outra ficha porque agora meus músculos tem outros estímulos. Essas fichas tem a ver com posições que cansam menos, com músculos que nem sabia que tinha, etc.
Para os sedentários é no mínimo mentalmente muito interessante, e altamente recomendável. Por um sedentário assumido e incorrigível. Bem, quase incorrigível.
See also
- No related posts




Super legal a forma que você descreve o “funcionamento” das aulas de pilates e como se sente depois de fazê-las. Muito legal mesmo! Sou instrutora de Pilates e professora de educação física. E dentre tantas atividades físicas, o pilates se destaca por ser global, integra mente e corpo com perfeição.
Um abraço,
Natália Maximo