MS Office 2007 já suporta ODF

A Microsoft anunciou ontem o suporte de leitura, modificação e gravação de documentos OpenDocument Format (nativo do OpenOffice.org e seus derivados) no Service Pack 2 do Office 2007.

A ODF Alliance soltou uma nota de boas vindas da MS a comunidade ODF, que eu endosso.

Endosso também uma observação do meu colega Roberto Salomon sobre a famosa estratégia adotar-estender-extinguir que a Microsoft já demonstrou ser adepta. Lembrem-se do LDAP+Kerberos ► AD, Java Virtual Machine ► MS Virtual Machine e Padrões W3C ► Internet Explorer, todos casos de “padrões adotados” e em seguida modificados ao ponto de serem completamente diferentes de sua origem.

Eu sou um otimista nato e acredito que a Microsoft tem desejo de mudar e melhorar. Por isso acredito e espero que o suporte ao ODF no MS Office siga a estratégia de adotar-estender-e-inovar-junto-com-a-comunidade.

Mas, conhecendo a história, recomendo a comunidade livre monitorar a qualidade do ODF gerado pelo MS Office, se é fiel a especificação e não uma variação com extensões proprietárias.

Diga-se de passagem, o SP2 ainda não suporta o OpenXML aprovado pela ISO. Diga-se de passagem, o OOXML aprovado pela ISO ainda nem existe como especificação para ser implementada. Diga-se de passagem, quando se salva um documento XLSX, DOCX e PPTX no MS Office 2007, aquilo está num formato proprietário e problemático intermediário, conforme foi apontado nos diversos ciclos de análise da especificação OOXML em 2007 e 2008, na ISO mundialmente.

Hoje, para quem ainda usa o MS Office 2007, a melhor opção de interoperabilidade e longevidade dos documentos é usar a atualização SP2 e gravar seus documentos no formato ODF.

Atualização 5/5/2009

Segundo várias fontes, o suporte a ODF no MS Office 2007 SP2 é ruim. Lê e grava com baixa qualidade documentos ODF de uma forma que não é produtiva nem prática. Você pode escolher duas formas para abordar esse assunto: “já era de se esperar” ou o “eles ainda vão melhorar isso”.

9 thoughts on “MS Office 2007 já suporta ODF”

  1. Office 2007SP2 ODF Interoperability Very Bad:

    “Microsoft Office 2007 SP2 claims support for ODF 1.1. With hard work and careful thinking, they have successfully achieved technical compliance but zero interoperability! MSO 2007sp2 won’t read ODF 1.1 from any other existing application, and its ODF is only readable by the CleverAge plugin. The post goes into detail as to how it manages this so thoroughly.”

    Fonte:
    Office 2007SP2 ODF Interoperability Very Bad
    http://slashdot.org/article.pl?sid=09/05/04/1246249

  2. Pois é Avi… é bom ficar de olho, mas também sou otimista. Outro dia estive num curso ministrado por um funcionário da Microsoft, e fique impressionado o número de vezes que ele citou os benefícios do padrão aberto. Talvez eles ainda não alcancem toda a responsabilidade do padrão aberto, mas parece mesmo que estão melhorando!

    Um abração

  3. Um detalhe: O MS Office 2007 SP2 segue o tão comentado ISO/IEC/NBR 26300, que refere-se ao ODF 1.1.

    Por algum motivo obscuro, várias suítes de escritório como por exemplo o OOo 3.x, seguem o ODF 1.2, que ainda é um “rascunho”.

    A comunidade falou tanto do ISO/IEC/NBR 26300 porém eles não seguem ela!

    A comunidade opensource está seguindo o ODF 1.2 (Draft), ou seja, não podemos culpar a Microsoft por algo que nem nós seguimos à risca.

    [ironia]
    Viva a interoperabilidade 🙂
    [/ironia]

    Att,
    Renato S. Yamane

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *