Sabedoria

Sabedoria é uma das melhores qualidades que uma pessoa pode ter.

A gente sabe que encontrou uma pessoa sábia quando se sente iluminado numa rápida conversa com ela.

Meu pai é assim. Qualquer assuntinho, e lá vai ele esbanjando sabedoria. E digo isso sem invocar a porção filho-coruja em mim. Não é a toa que um monte de gente se pendura nele pedindo conselho, chamando de mestre, etc.

Sabedoria não é inteligência. Sei lá… inteligente é o cara que resolve uma equação diferencial, ganha no xadrez. Sábio é quem solta duas frases e muda a sua semana, seu mês, as suas opiniões sobre a vida.

É uma mistura fina de intuição aguçada, senso prático, liberdade de pensamento, pitadas de boa cultura, irreverência, visão holística, e principalmente um sereno bloqueio a idéias pré-concebidas. O sábio parece que medita sobre aquilo que fala, sem deixar sua personalidade ou experiências pessoais interferirem no mergulho — mas ainda sendo sensível —, e por isso chega a conclusões que cheiram a superóbvias, mas tem um sabor completamente refrescante.

Eu conheço alguns sábios, cada um com seu temperamento: meu pai, como já disse, o Alexandre Santos, Cezar Taurion, Nick Donofrio, e tem também a Melina Castro que está a passos largos rumo a uma sapiência zen. Alguns trabalham comigo e é um prazer ouvir suas opiniões.

Quando crescer, quero ser sábio. Menos para impressionar os outros, e mais para ser feliz, fruto de experiências de vida de sábias decisões pessoais.

19 thoughts on “Sabedoria

  1. Fiquei pensando mais sobre isso.

    Jesus foi um grande sábio. Só que diferente do que retratam esses filmes litúrgicos (A Última Tentação de Cristo é uma excessão), e o novo testamento com sua abordagem histórica superficial, acho que Jesus devia ser uma figura irreverente, com um humor aguçado, límpido e divertido.

    Nada de isolamentos deprimentes, frases sérias, rebuscadas ou difíceis de entender. Sua sabedoria era injetável em qualquer lugar, inclusive entre as pessoas mais simples. Tenho certeza que ele era engraçadíssimo em seus discursos e fazia rir crianças e adultos.

  2. Acho que o mais sábio do mundo foi JESUS, porém existem pessoas que tentam e muitas das vezes conseguem nos passar informações certas na hora certa, não só em questão de estudo como também em nível de experiência de vida que muitas das vezes é o que os jovens mais precisam, conselhos dos mais velhos (também sábios).

  3. Concordo.

    Jesus não precisa ser o último sábio da história.
    Ele trouxe sabedoria para a humanidade daquela era. E apesar de ser universal, hoje acho que a humanidade precisa de sabedorias em outras freqüencias, passada de outras formas.

  4. Gostaria de expressar meus cordiais votos de sucessos e gratidão pelo grande trabalho que esta pagna esta fazendo na minha vida. tenha de facto aprendido muito consultando esta pagna.

    obrigado…

  5. Willanys Maia diz:
    2006/12/22, 10:18
    É bastante interessante o que foi publicado. Creio que precisamos é de coisas assim.

  6. Sabedoria é de fato o que há de mais importante nessa vida.Vejo como o único caminho para o sucesso(felicidade, paz, amor, prosperidade e saúde),se teimamos e nos desviamos da busca ao saber, sofremos e muito as consequências da nossa ignorância.É com certeza um privilégio ter um pai sábio, parabéns a vocês.

  7. E’ que dão além de dois mil anos que discute no personage Jesus. Ninguém tem intencional emprestar escuta nenhuns para pensar de que a verdade estêve alterada. Jesus nunca não foi o founder de uma religião, nenhuns o sábio de que discursos.
    O christianesimo “foi inventado

  8. Avi, concordo e diria muito + sobre seu pai….

    ele é um anjo travestido de ser humano, parabéns pelo pai que vc tem aproveite-o ao máximo, pessoas assim são poucas e difíceis de achar em uma vida…

    abs

    Paulo

  9. Desculpe a correção….

    Sabedoria é uma das melhores qualidades que uma pessoa pode ter.

    Corrigindo: Sabedoria é a Melhor Qualidade que uma pessoa possa TER.

    Grato.

  10. I try the universal fraternità white woman of the archangel mickael to s. Paul, rio, curitiba
    Paulo Gergely ci siamo conosciuti nel luglio 1996?

  11. BOM, SE ESTÃO FALANDO DO Sr. ZARI, DA Zari modas do Bom retiro…, mew o homem é muito legal, velhinho (com todo respeito) muito gente boa, e é realmente um poço de sabedoria, faz tempo q não sei d’ele como ele esta? Espero que com muita saúde!

  12. Bom dia Avi! Você não deve se lembrar de mim mas nos conhecemos na infância quando morei na fazenda de 1978 a 1983 – sou filha da YOLE E DO EUGENIO PAGANO. Minha mae retomou o contato com seu pai Zari. Estamos vivendo uma situação inesperada com a doença de meu pai motivo pelo qual retomamos nossos ensinamentos iniciados na fraternidade.Gostaria de saber o endereço do site administrado por seu pai, onde estão as orações. Minha mãe tem “dificuldades” com equipamentos eletrônicos e não sabe ao certo me passar o site. abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published.