Maravilhas da Telefonia Moderna

Vou usar este post para descarregar as coisas maravilhosas que tenho descoberto sobre telefonia móvel, VoIP, e suas aplicações para o mundo corporativo.

Este assunto é fascinante e importante porque telefonia móvel está intimamente ligada a conectividade móvel. A pessoas estarem 100% do tempo conectadas, trocando informações e conhecimento. Desde Graham Bell muita coisa mudou e o conceito todo foi diversas vezes reinventado.

  • VoIP é um assunto de muitos donos. Cada fabricante de PBX (central telefônica, Cisco, Avaya, Nortel, etc) inventa seus protocolos proprietários. O padrão universal se estabeleceu com o SIP, que é um protocolo muito parecido com HTTP.
  • A partir do momento em que duas pontas (computadores, smartphones) tem IPs e um software capaz de “falar” SIP, elas podem fazer uma conexão direta e começar a conversa de voz, video, ou texto.
  • Um softphone é um software que implementou o padrão SIP. Isso é muito fácil, em parte porque o SIP é um padrão aberto. Em Windows eu uso o PhonerLite e em Linux uso o Ekiga e o KPhone.
  • A parte proprietária do SIP são alguns codecs de voz: eles são necessários para comprimir (e descomprimir) a voz entre os interlocutores, e funcionam mais ou menos como compressão em MP3, só que otimizados para voz. Os proprietários são o G.711, G.726 e os codecs abertos são os excelentes Speex e o iLBC. Se não há um codec comum entre as duas pontas, algum intermediário terá que fazer a conversão, e esse é um dos papeis do PBX (ou central telefônica).
  • Pode-se montar uma central telefônica em casa com um PC velho e com pouca RAM, usando o Asterisk, que nada mais é do que um software que implementa a lógica de uma central. Mais fácil ainda, pode-se usar o life CD do AstLinux (que contém o Asterisk) e bootar qualquer PC como um PBX IP.
  • Pode-se montar uma central telefônica online gratuitamente, usando serviços como o PBXes. Cadastra-se os usuários e seus softphones e pode-se configurar serviços como um número para conferência, número que faz tocar vários telefones simultaneamente, caixa postal, voice mail para e-mail, etc.
  • Para usar SIP para ligar para números de telefonia convencional (land lines) no mundo todo, é necessário comprar serviços de minutagem de algum provedor. O mais barato que conheço é o SIP Discount com preços realmente agressivos, e alguns países totalmente gratuitos. Esse processo todo é similar a usar o Skype, só que o software é genérico, e a minutagem é muitíssimo mais barata. Diga-se de passagem, entre todos esses serviços de minutagem VoIP, o Skype é o mais proprietário e de longe o mais caro. Outros serviços são o Ekiga.net, Gizmo, VoIP Discount (da mesma empresa do SIP Discount, mas com softphone proprietário).
  • O único inconveniente em usar SIP é substituir o telefone pelo computador. Na prática é desconfortável, e não temos um computador conectado sempre conosco. Mas isso já está sendo resolvido. Leia adiante.

Nokia: O Celular das Pessoas Conectadas

A Nokia não me pagou para dizer isso, mas com certeza meu próximo celular será um smartphone desse fabricante, da linha N ou E.

  • Esses celulares mais avançados tem um cliente SIP embutido e integrado. Ao se escolher um número da agenda para ligar, ele pergunta se a ligação é normal ou pela Internet. Até aí não há nenhuma diferença em pegar um smartphone qualquer, por exemplo baseado em Windows Mobile 5.0, e instalar um softphone nele. Mas esse SO não vai te deixar ficar on line o tempo todo: sua bateria vai acabar antes da hora do almoço.
  • Esses celulares tem WiFi, mas não é esse o fator mais importante. WiFi em um handheld seca sua bateria em menos de duas horas conectadas. O que realmente importa é que o Symbian OS (sistema operacional desses aparelhos) foi otimizado para se manter sempre conectado por WiFi, mas economizando energia quando não há dados trafegando. Mais ainda: quando se muda de localidade, ele detecta a mudança, se reconecta e se reconfigura.
  • Quando não há redes WiFi (mais baratas ou gratuitas), pode-se usar outras redes de dados, tipo GPRS (do GSM) ou WCDMA (do CDMA). O Symbian OS trata de fazer a troca de redes de forma transparente, sem interrupções. Essa gerência automática de redes somada a otimização de uso de energia para WiFi faz esse SO ser realmente especial.
  • O SIP integrado ao celular elimina o inconveniente de precisar de um computador. O celular é o computador conectado a Internet o tempo todo, da forma mais barata possível para uma localidade que se está.
  • Uma equipe de funcionários de uma mesma empresa, portando celulares com VoIP como os da Nokia (que na verdade são os únicos do mercado hoje), usando serviços gratuitos como os do PBXes, poderão se telefonar com push-to-talk (como Nextel), fazer conferências, ter o ramal transferido para o celular, enviar SMSs, fazer video conferências por IP (no novo N73), etc, de graça. Isso quando estiverem associados a uma rede WiFi, como as de seu escritório, ou em casa. Quando estiverem na rua, ainda poderão fazer tudo isso com VoIP sobre GPRS a custos bem mais baixos do que os dos minutos de voz GSM ou CDMA, porque o custo-benefício de voz comprimida sobre IP é melhor que o de voz tradicional.
  • Para ligações internacionais ou quando estiverem viajando, esses usuários poderão receber ligações VoIP gratuitamente em seus celulares, ou fazer a custo muito baixo com serviços como SIP Discount. Além de literalmente levarem seu ramal consigo.
  • Além do mais esses celulares contam com um arsenal de ferramentas para a web, tais como um ótimo browser, melhor que a média dos handhelds do mercado, player de multimídia incluindo filmes e leitores de feeds. A soma desses elementos faz o celular ser um ótimo cliente para podcasts. Se o som do seu carro tiver bluetooth, seu Nokia pode transmitir seus podcasts favoritos para ele enquanto estiver dirigindo para o trabalho.

Se as informações aqui estão um pouco desestruturadas é porque isso foi um “dump mental” mesmo. Para compartilhar rapidamente esse conhecimento com você, leitor.

21 thoughts on “Maravilhas da Telefonia Moderna”

  1. Excelente Avi, post sucinto com dezenas de informações interessantes. É dificil achar posts que explicam como anda o VOIP atualmente pois o VOIP esta evoluindo muito rápido e a grande maioria se atém a detalhes bem técnicos. Bookmarked 😉

  2. Há algum tempo, fiz um estágio numa multinacional onde trabalhamos com o protocolo SIP. Além de telefonia, ele serve para COMUNICAÇÕES de maneira geral (mensagens instantâneas, “vídeo” — embora haja o padrão IMS!)… e quanto ao fato do telefone, a Cisco, pelo menos, tem os “SIP Phones”, que são telefones com conexão RJ45 (Ethernet) e que falam SIP.

    Para saber mais sobre SIP, recomendo o IBM RedBook (gratuito) http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/sg247255.html?Open

  3. ATÉÉ QUE ENFIIIMM…
    Um blog que fala sobre o Pabx(VoIP)
    Eu encontrei na internet um Pabx que se integra ao skype,nossa muito legal porque o skype é super facil de usar né, e ele também é analógico.
    O nome é Pabx 412.
    Encontrei em > http://www.safesoft.com.br.

  4. Olá,
    Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
    Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx/

  5. Fernanda, legal.

    Mas Skype é o serviço VoIP mais caro que existe, além de ser proprietário.

    Pode-se fazer o mesmo com um PABX qualquer, que tenha extensões VoIP padrão SIP (padrão aberto e não proprietário) e usar um substituto ao Skype que é muito mais barato, como o serviço SIPDiscount.com.

    Esse PABX pode até ser um software livre, como o Asterisk, e instala-lo num PC de baixo custo.

  6. Maaas..qual é o mais barato que o skype?
    Eu nao vi ainda um Pabx que se integre ao skype e que é analógico.

    =)

    Aguardo resp.

  7. O Skype é o serviço VoIP global mais caro do planeta. Ou um dos.

    E os mais baratos que conheço são o VoIPDiscount.com (instale um software como o Skype) e SIPDiscount.com (integre a qualquer PABX ou appliance de VoIP). É só consultar a tabela de preços e comparar com o Skype.

    Se você me der um PC velho com 32MB de RAM, 4GB de HD sem nenhum sistema operacional, eu te devolvo ele transformado num PABX que se integra ao SIPDiscount.com. Usando Linux como sistema operacional e o Asterisk como software de PABX. E essa maquininha poderá servir a uma empresa de porte médio, tipo 100 funcionários.

    Sobre a questão do PABX analógico, pode-se colocar uma placa nesse PC para se integrar com uma infraestrutura analógica.

  8. tarifas

    Brazil (Landline)0.040 sipdiscount
    Brazil $ 0.054 Brazil-Sao Paulo $ 0.026 skype + tarifa conexão 0,039

    10 minutos sao paulo/sao paulo
    sip 10*,040 = 0,40 u$$
    skype 10*,026 = 0,26+,039(conexao) = ,030 u$$

    o skype eh mais caro ???
    ou depende pra onde esta ligando

    te peguei !! rsrsrs

  9. Bom dia!
    Ja sou usuário do Skype a um bom tempo,e gostaria de saber qual é a forma mais barata de comprar os créditos Skypes:
    Comprar em Dolar? ,Euro? com cartao internacional?

    Obrigado

    Hermes

  10. Olá, Avi!

    Primeiramente, é um prazer falar com você.

    Encontrei seu blog (muito bem feito, por sinal) durante minha busca
    por informações sobre como configurar serviços SIP no Nokia E61i. Eu
    e um amigo, Alexandre Soares (copiado neste email), estamos fazendo
    alguns testes com o Asterisk e o Nokia E61i. Estamos enfrentando
    alguns problemas e pensei que você tavez pudesse nos ajudar, já que
    você possui o aparelho já há algum tempo e aparentemente está fazendo
    uso dos mesmos recursos que gostariamos de ter funcionando.

    O problema que estamos enfrentando é relacionado à implementação de
    NAT e STUNT da Nokia para o S60 3rd edition. Eu consegui fazer o
    Gizmo Voip funcionar lindamente no E61i em qualquer rede WiFi ou
    Edge, com ou sem NAT. Através do plugin disponibilizado pelo próprio
    Gizmo [GizmoVoIP.sisx em http://www.gizmovoip.com/learn%5D, isso foi
    muito simples. É só baixar o plugin, instalar no telefone e todas as
    configurações aparecem lá, já funcionando.

    Infelizmente, o mesmo não acontece com outras entradas SIP. Tentei
    usar os serviços VoIP VoIP [http://www.voipvoip.com/nokia-e61i/] e
    Free World Dialup [http://www.freeworlddialup.com/], bem como o
    Asterisk que o Alex instalou em nosso servidor, mas em nenhum deles
    obtivemos sucesso. No Asterisk, pudemos verificar nos logs que o
    telefone chega a se comunicar com o servidor, mas como não é
    estabelecida uma rota de retorno via NAT no roteador da rede WiFi
    onde o telefone está conectado, o login falha. Já não restam muitas
    alternativas a serem tentadas. A que parece mais lógica, porém
    complexa, é instalar no mesmo servidor do Asterisk uma VPN para que o
    E61i possa se conectar via VPN e depois abrir uma sessão no Asterisk.
    Isso provavelmente vai funcionar, mas a solução só vai funcionar
    neste servidor específico e em nenhum outro serviço de VoIP que eu
    queria usar.

    Uma coisa que me chamou atenção foi o post a seguir:[http://discuss.pcmag.com/forums/1004380282/ShowPost.aspx]
    “You can use any SIP service providers account, but for some reason
    NAT/STUN-settings must be provisioned by service provider.”

    Isto é exatamente o que acontece com o Gizmo. Ele provê tais
    configurações, e provavelmente por isso ele funciona em qualquer
    lugar. Mas e os outros serviços? Como fazer para configurar? Apesar
    de implementado pela Nokia, o NAT não dispões de uma interface
    dedicada para configurá-lo no telefone, pelo próprio usuário.

    Você teria informações que pudessem nos ajudar neste sentido? Nós
    estamos com tudo pronto para fazer funcionar e, se você quiser,
    podemos até mesmo criar uma conta para você no nosso Asterisk.
    Desculpe-me pelo longo email e obrigado de antemão.

  11. Avi, excelente post, parabens!
    A partir do seu post (e de comentários aqui) andei dando uma fuçada na net em busca de uma solução que barateie minhas comunicações de voz com alguma praticidade. O uso é residencial (no limite um ponto apenas seria suficiente e dois estariam de bom tamanho)
    A ideia seria aproveitar o que cada “operadora” tem de melhor ou mais barato, nisso eu incluo as linhas convecionais, o Net Fone da Net (que acaba funcionando como uma linha convencional) os Voip/SIP (Skype ou outras mais baratas) e celular.
    Vi que há vários aparelhos ou acessórios que fazem isso em separado mas não achei nada (ainda) que faça isso de forma integrada (o ap citado pela Fernanda talvez faça parte disso).
    Bem a ideia é um aparelho que tenha como “entrada”, os tipos citados (convencional; Voip; Celular), receba chamada de qualquer uma dessas fontes num único aparelho e permita ao usuário que quer fazer as chamadas escolher qual canal usar.

    Uma solução que pensei (mas talvez cara e não muito prática)é a seguinte:
    A Leucotron (www.leucotron.com.br) tem dois ap que fazem as conversões de VOIP e de Cel para a linha convencional. Convertendo tudo para “convencional”, bastaria ter um ap que comportasse 3 ou 4 linhas, daqueles com os botões de linha A; B; C e etc, ou então ter uma pequena central.
    Agora o ideal seria um aparelho unico que fizesse isso, será que existe?
    A silução do PC, permitiria integrar pelo menos o VOIP com a linha convencional, escolhendo a fonte a ser usada?
    Abraços!
    Pedro

  12. ola!
    Eu uso o netfone da Net (net combo), voce sabe dizer se eu posso usar um software (tipo esse PhonerLite) para falar pelo computador usando a linha do netfone ?

    obrigado!

  13. Oi, Avi

    Cançado da porcaria do Skype resolvi tentar a sorte com o SIP Discount, então baixei o programa e comprei os créditos, mas não recebi o SMS com o código de acesso para ativar minha conta. Can you help me?

    Norberto

Comments are closed.