OOXML: Está rolando um barraco na ISO

Veja como as coisas são…

Segundo o post do Jomar que esteve no BRM da ISO, um cidadão chegou nele num intervalo e sutilmente pediu para que não levantasse uma questão importante no processo do OOXML da Microsoft virar ou não um padrão ISO: a inexistência do mapeamento entre o formato legado (ex: .doc) e o formato novo (ex: .docx).

Sem esse mapeamento, o propósito primordial da existência do OOXML como padrão ISO deixa de existir.

Só pra lembrar qual é o propósito do OOXML, extraido (em livre tradução) de sua especificação:

O objetivo deste padrão [OOXML] é […] representar fielmente o corpo de documentos existentes […]

Os tais “documentos existentes” são no caso todos os documentos em formato binário legado do MS Office (.doc, ,ppt, .xls), algo fora do escopo do OOXML.

Se esse mapeamento não fizer parte da especificação OOXML, seu objetivo primordial é inválido. A especificação é inválida. E a delegação brasileira queria levantar essa bola: cadê o mapeamento ?

Mas o barraco aqui é outro. Um cidadão pedir pra ele não levantar essa bola é uma coisa. Sei lá, tal cidadão deve ter razões políticas ou financeiras para querer ver uma especificação com sérios problemas conceituais [OOXML] virar um padrão internacional.

O que me escapa o entendimento é por que a ISO não deixou o Brasil apresentar esse questionamento ?

Só sei que a blogosfera vai desabar sobre esse assunto nos próximos dias e vou acompanhar de perto os blogs do Rob Weir, Bob Sutor, Andy Updegrove, Groklaw e a quantidade de reações que o post traduzido do Jomar recebe. Muitos desses blogs já estão descendo a lenha.

4 thoughts on “OOXML: Está rolando um barraco na ISO”

  1. ÓTIMO,JÁ QUE PELO TEXTO ACIMA,TODOS OS HOMENS SÃO CAFAJESTES,ENTÃO VAMOS TRAIR À VONTADE MULHERADA PORQUE NENHUM HOMEM MERECE A NOSSA FIDELIDADE,BELEZA E INTELIGÊNCIA.VAMOS MANTER AS APARÊNCIAS,DEIXANDO QUE OS TROUXAS PENSEM QUE SOMOS SÓ DELES, E QUE ELES SÃO OS DONOS DO MUNDO E DE TODAS AS MULHERES.
    aS MULHERES EVOLUÍRAM E OS HOMENS CONTINUAM COM O PENSAMENTO DA ÉPOCA DE NOSSOS BISAVÓS.
    LAMENTÁVEL, CONFUNDIR UM HOMEM ,COM UM ANIMAL IRRACIONAL.
    JÁ QUE A TRAIÇÃO NÃO SIGNIFICA NADA PARA O HOMEM QUANDO TRAI À MULHER,ENTÃO, TUDO BEM A MULHER TRAIR ESSE HOMEM TAMBÉM.
    VIVA A IGUALDADE! RSRSRSRSRSRS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *