Eu poderia chamar isso de “receita de como fazer amigos e influenciar pessoas” de tanto que vi pessoas se derreterem por este bolo perfumado, molhado e delicioso da minha mãe.
Ingredientes
Para as medidas, uso um copo de requeijão.
- Mel: ¾ de copo
 - Chocolate em barra (ao leite ou amargo, como preferir): 150g
 - Tâmaras: 250g sem caroço
 - Café morno feito de pó ou de café solúvel: ½ copo
 - Açucar mascavo: ½ copo (ou menos se preferir)
 - Castanha de cajú moida ou xerém (a receita original é com nozes, mas cajú é melhor, e deve funcionar também com amêndoas ou macadâmia): 100g
 - Uvas passa (opcional, eu faço sem): ½ copo
 - Cravo moido: ½ colher de chá
 - Nóz moscada: ½ colher de chá
 - Aniz estrelado moido: ¼ colher de chá
 - Canela: 1 colher de chá
 - Essência de baunílha: 1 colher de chá
 - Farinha: 2 copos
 - Ovos: 2
 - Óleo vegetal: ½ copo
 - Fermento em pó Royal: 2 colheres de chá
 - Bicarbonato de sódio: ½ colher de chá
 

Pré-preparo
- Corte as barras de chocolate com uma faca grande para ficar lascas medias. Não rale como queijo ralado.
 - Triture um pouco as 250g de tâmaras em um processador ou compre pasta de tâmaras.
 - Triture as 100g de castanha de cajú com um martelo de cozinha ou pilão. A qualidade da castanha comprada inteira é melhor que o xerém de supermercado.
 - Cubra o fundo da travessa que irá ao forno com papel vegetal e unte com um pouco de óleo. Mesmo que seja de teflon, o mel carameliza e gruda. O papel vegetal evita isso.
 - Prepare o ½ copo de café morno.
 
Preparo
- Em uma tigela junte e misture os ingredientes secos: 2 copos de farinha, ½ copo de açucar mascavo, as colheres de chá de canela, cravo moido, noz moscada, as ½s colheres de chá de bicarbonato de sódio e anis estrelado moido, as 2 colheres de chá de fermento.
 - Junte os 150g de chocolate as uvas passa (opcional) e as 100g de castanhas de cajú aos ingredientes secos que já estão misturados. Deixe separado.
 - Coloque as 250g de tâmaras moidas numa outra tigela grande que será usada para misturar a massa e leve ao micro-ondas por 30 segundos para amolecer.
 - Em seguida junte e misture os ingredientes líquidos: ½ copo de café, ¾ de copo de mel, ½ de copo de óleo, 2 ovos, 1 colher de chá de baunilha.
 - Junte os ingredientes secos na tigela dos líquidos e misture com uma colherzona até ficar homogêneo. Misture o máximo que puder para que o glúten da farinha possa virar proteína e a massa ganhar elasticidade.
 - Passe tudo para as travessas. Essas quantidades enchem 2 travessas retangulares de 20cm ou uma circular de 20cm de diâmetro. Deixe espaço nas travessas para o fermento agir e o bolo crescer. Chacoalhe as travessas para o creme de mel assentar.
 - Chame a garotada para lamber o que sobrou na tigela da mistura, ou use um pão-duro para não disperdiçar.
 - Asse a uns 180°C no forno pré-aquecido por uns 40 minutos. Espete um palito de dente de tempos em tempos, se ele voltar limpo sem massa grudada, o bolo está pronto.
 
Tempo de preparo:
- Entrei 11:15 na cozinha
 - 12:40 estava misturando tudo
 - 13:05 foi ao forno
 - 13:50 saiu do forno
 
Dizem que o bolo melhora depois de 1 ou 2 dias.
Isto é puro deleite.