“Depende do Contexto”

No seu campus, pedir o genocídio de judeus representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua universidade?

Três reitoras de três das mais renomadas universidades americanas responderam em coro, “depende do contexto”, a essa pergunta precisa numa audiência pública no congresso daquele país.

Ficar no mero anti-semitismo me parece explicação um pouco rasa para evento tão em evidência. Qual seria a base lógica por trás do “depende do contexto” em coro? O posicionamento institucional das três foi claramente combinado e portanto há um racional pautando que, se responderem “sim” à pergunta, conforme esperado pela congressista que lidera a reunião, haverão tais e tais consequências indesejadas.

Eu procurei, perguntei por aí, mas ninguém me responde. Vejo também que a lógica desse bastidor não está sendo discutida. Eu pelo menos não achei nada. Só se fala no fato contundente da audiência.

Mas é o bastidor lógico que importa aqui; as reitoras atuaram como meras mensageiras. EUA é um país fanático por uma tal “liberdade de expressão” (seja lá o que significa isso, ou quais os limites disso). Há também a questão e a pressão dos bilionários doadores, fonte de renda significativa para essas instituições. Eu aposto que o bastidor tem relação com isso, com uma questão de honra para essas instituições, para não perderem a autonomia de poderem ditar as próprias regras em seus campi, de não deixarem ninguém meter o bedelho em seus domínios.

O problema é que a pergunta inicial é muito simples e precisa, e não tem como responder errado. Para que você não precise ir lá em cima ler de novo a pergunta em português, vou reescrever ela aqui com variações insignificantes:

“Pedir o genocídio de judeus representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de LGBTs representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de negros representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de muçulmanos representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de capitalistas representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de brasileiros representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de punks e metaleiros representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

“Pedir o genocídio de qualquer grupo humano representa violação de regras e código de conduta relacionadas a assédio e intimidação de sua instituição?”

A resposta é sempre Sim.

Também no meu Facebook.

One thought on ““Depende do Contexto””

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *