Baixando Música da Internet

É muito controverso se é ilegal ou não baixar música da Internet. A lei e licença de uso do fonograma (faixa de um CD) ou não é clara ou ninguém nunca explicou isso direito.

Permalink desta parte Entenda o Contexto Primeiro

Outro dia conversei com um músico profissional que fazia faculdade de produção musical, e ficaram claros alguns aspectos:

  1. As grandes gravadoras prestam um serviço para a sociedade desta forma: encontrando talentos, patrocinando a produção e gravação do fonograma, produzindo um encarte bonito, divulgando o produto na TV, rádio, revistas, outdoors e novelas, e depois operando a logística de distribuição física do CD, além de em paralelo investir na própria evolução da tecnologia do CD, tudo isso para você poder ouvir música de alta qualidade técnica, e fácil de encontrar na loja perto da sua casa. Então nada mais justo que as gravadoras serem remuneradas por todo esse trabalho.
  2. Por isso, em geral a gravadora é dona do fonograma, e não o músico ou compositor. Isso significa que é ela quem decide quando, quanto e como vai publicar as canções (publicar significa prensar CDs e por nas lojas). O músico não pode pegar o fonograma, gravar um CD e sair vendendo, a não ser que ele compre os direitos sobre o fonograma, que são em geral muito caros.
  3. As gravadoras não estão defendendo os direitos dos artistas, mas seus próprios interesses. De fato, muitos artistas não gostam que as gravadoras digam que estão defendendo os direitos deles.
  4. Nesse processo todo, os músicos ganham os direitos autorais (que segundo alguns músicos que conheço, é pouco), que recebem de uma instituição independente, que por sua vez vem da gravadora e de outras fontes. Essa regra não vale para estrelas que tem poder (e agentes) para negociar contratos melhores com uma gravadora.
  5. O músico quer que sua arte seja conhecida e ouvida o máximo possivel.
  6. Músicos profissionais ganham mais dinheiro em shows e performances ao vivo, e menos em venda de CDs das gravadoras, que levam a sua obra.
  7. Pessoas só vão prestigiar os músicos num show (e pagar ingresso) se sua obra for boa e conhecida.
  8. Muitos bons artistas não tem penetração no mercado, dinheiro ou disposição para gravar um CD independente. Esses são os chamados “alternativos”.
  9. Excelentes músicos e lindos fonogramas podem ser pouco conhecidos ao ponto de ser comercialmente inviável dar-lhes espaço numa concorrida prateleira de loja de discos. Por isso é dificil encontrar gravações antigas ou as chamadas “alternativas” nas lojas: ou as pessoas já mudaram de gosto, ou há pouquíssimos compradores. A situação é pior para as gravações que são ao mesmo tempo antigas e alternativas.
  10. Eu estimo o custo de 1 CD — incluindo o plástico, encarte, trabalho artístico, pagamento do direito autoral, veiculação etc — em menos de R$5.
  11. Ouvi dizer que a lei proibe a redistribuição de fonogramas em meio físico (gravar um CD ou fita e sair vendendo ou comprando).
  12. A Internet não é considerada um meio físico. Por isso, nesse raciocínio, não é proibido usar a Internet como meio de distribuição de música, pelo menos para fonogramas produzidos/gravados/publicados antes da era Internet, o que inclui tudo antes de mais ou menos 1997. Depois disso, fonogramas começaram a ser produzidos com uma licença (os termos legais que definem o que é permitido ou não fazer com o fonograma) revisada que incluia a Internet — junto com CDs piratas, fitas caseiras, etc — como um meio ilícito de distribuir música direta e livremente.

Seja como for, baixar música da Internet leva tempo, vem sem o encarte — que conté muita arte gráfica e informações valiosas e é controverso se é ilegal ou não. Por outro lado, já foram vistos artistas e suas discografias completas disponíveis ao ponto de parecer irracional não baixar.

Você decide se vai seguir o que a mídia diz defendendo seus interesses — e não a dos artistas —, ou se vai prestigiar um músico e sentir tudo o que seu potencial criativo pode fazer com suas emoções.

Permalink desta parte Como Baixar: Método Fácil

Há diversos blogs em que amantes da música publicam albuns completos para serem facilmente baixados através de serviços como RapidShare, 4Shared, Badongo, etc. São geralmente albuns antigos, raros, que não se acha em lojas. Coisa de colecionador.

Os albuns vem geralmente comprimidos no formato RAR, que é um tipo de ZIP, e é necessário o software da Rar Labs para descompacta-los.

Segue uma lista de alguns blogs:

Na barra lateral desses blogs há sempre uma lista de links para outros blogs similares, então este método é de difícil procura, mas de fácil download. O método de BitTorrent abaixo é de procura mais fácil, mas de download mais complexo.

Permalink desta parte Como Baixar: Método Mais Eficiente, com BitTorrent

Abri espaço neste blog para um conhecido relatar como se faz. Este método usa a tecnologia Bit Torrent e estes são passos para usa-la com sucesso:

  1. Baixe e instale algum cliente Bit Torrent como o BitComet (só para Windows) ou o Azureus (Mac, Linux, Java, Windows). Estes softwares são seguros, não instalam spyware nem virus, e seu uso é totalmente legal.
  2. Use o site www.isohunt.com para procurar músicas por nome, artista, etc. Ele pode ser usado também para procurar outros tipos de arquivos. Você pode também procurar na Internet por outros sites the provem “torrents”.
  3. Procure por, por exemplo, “Mozart” ou “Bach“, etc (clique nesses links para ver um resultado de busca do exemplo).
  4. Você vai encontrar coleções completas de artistas, etc e arquivos muito muito grandes, que as vezes demoram dias para baixar. Os primeiros resultados que ele mostrar são os downloads mais ativos, e por isso mais rápidos para baixar.
  5. Selecione o ítem que você quiser, ele vai se expandir, e então clique no link chamado “Download Torrent” para começar a baixar.
  6. Isso vai disparar o programa de Bit Torrent (BitComet ou Azureus acima), que vai te perguntar onde você quer gravar o download. Escolha um diretório que você vai lembrar depois.
  7. Antes de dar OK, você pode ver a lista (enorme, se for coleção completa) de arquivos que serão trazidos, e pode selecionar para baixar só os arquivos que te interessam, ou tudo.
  8. Monitore a atividade do download e garanta que você está baixando em boa velocidade. Se estiver constantemente muito lento (pode haver períodos de maior lentidão), é melhor cancelar e procurar outro download.
  9. Mesmo baixando muito rápido, um download grande pode demorar dias para se completar.
  10. Depois de terminar o download, se você usa Linux, use o Musicman para organizar seus MP3.

Seja responsável e boa sorte !

751 thoughts on “Baixando Música da Internet”

  1. meu nome e mariana adoro ovir musica data/08/07/2011 jun hora 1128
    beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  2. eu não aprendi nada
    só perdi o meu tempo pressioso
    com esse sit burro

    (se escrevi alguma palavra errada
    é poblema meu e vc nãotem nada
    aver com isso ok acho que fi bem
    clara)
    obrigada
    de
    carou

  3. Olá Alkalay!

    Engraçado… Vc. fala sobre a arte gráfica do CD, o trabalho de divulgação, etc, etc, etc. Mas não fala no mais importante:pode existir tudo isso, mas sem o trabalho de criação do artista de que vale? Um plástico vazio, uma capa cobrindo o nada!O triste é constatar que o público não imagina o trabalho que existe por trás de uma letra bem escrita, de uma música bem concebida – melódica, harmônica e sob o ponto de vista do arranjo.
    Então a obra do artista é desfrutável mas ele tem que trabalhar a troco de nada?! Fazer literatura, música, arte enfim é transpiração, e não inspiração! Ao contrário do que a maioria pensa. ALL

    1. Ana, muito pelo contrário! Eu falo sobre quão emocionante é uma música bem concebida em vários pontos daquele artigo!

      Infelizmente vivemos num mundo onde as regras eram definidas pelas boçais gravadoras e muitos bons artistas cairam em sua lorota.

      A Internet muda esse jogo removendo esse intermediário de entre o músico e o ouvinte. Eu acho isso bom.
      Se antes o músico dependia única e exclusivamente da gravadora para chegar ao ouvinte, hoje ele mesmo pode articular para que sua obra chegue ao ouvinte diretamente de seu site. E continuar a ganhar dinheiro como sempre ganhou, desde a antiguidade: fazendo shows.

      A Internet matar a indústria do CD não uma coisa ruim. É uma oportunidade para que os músicos se mantenham sobre seus próprios pés.

  4. Caro Alkalay

    Um compositor, letrista, escritor, não tem obrigatoriamente que ser cantor, instrumentista e empresário. É o mesmo que querer que arquitetos – por exemplo – sejam, além disso, pedreiros e donos de fábrica de tijolos. Um projeto arquitetônico é pago por quem o encomenda. Trabalho que vale por si só, construa-se o prédio ou não.
    O trabalho de compor, de escrever letras, poemas, crônicas é solitário e vale por si só. O que seria dos romancistas, poetas? Pra serem profissionais teriam que ler suas obras num palco? Shows literários? Que seria de Haroldo e Augusto de Campos, por exemplo, autores de poemas não apenas verbais, porém – simultaneamente – visuais e interativos? Não é poesia pra se ler em voz alta. Porém trabalho digno de remuneração, também, vinda através da venda de livros,CDs, ou que meio for..
    Imagine Mario Vargas Llosa tendo que correr pelos palcos do mundo, cobrando ingressos do público para que este o ouvisse ler as 300 páginas de um romance seu… Ou tornar-se dono de uma editora, da fábrica de papel… Qual a recompensa pelos anos de trabalho, escrevendo a obra? Ou este romance teria que ser disponibilizado gratuitamente na Web?
    O direito autoral é um direito líquido e certo porque representa o ganho de um profissional por um determinado tipo de trabalho que só ele executa. Apresentar a obra em público, produzi-la, veiculá-la para o público são outros tipos de trabalho também (e além do de criação) recompensáveis, remuneráveis.
    As pessoas erroneamente pensam que um trabalho intelectual é “inspirado”, “dom de Deus”, “divertido”. O artista de qualidade estuda, se informa, burila o seu talento e cada obra que cria. Drummond, João Cabral às vezes levavam dias, até mês pra escreverem um poema. O mesmo se aplica a Jobim, Torquato Neto, Villa-Lobos, Chanel, John Ford na feitura de seus trabalhos; acontece com Chico Buarque, com Lagerfeld, Carlos Diegues.
    O que seria de Bethoven, já surdo, sem mais poder reger, se algum mecenas não pagasse pela sua criação?

    Se a Web é um meio – e é, assim como uma revista, o rádio ou a TV – quem frui as obras deve pagar direitos autorais pelas obras que este meio veicula. É um direito inalienável do trabalhador intelectual.
    O direito do performático é de outra natureza; o da voz de um cantor gravada é um direito conexo, também inalienável. Só o próprio artista, num caso ou noutros, tem o direito de resolver disponibilizar gratuitamente seu trabalho. Ou o de a ser auto-produtor, auto-empresário, performático ou ainda o de deter (quando consegue) um meio de produção.
    Existe até o direito de imagem, sobre o qual não vou me estender.
    O que é necessário, urgente e justo é se achar uma forma efetiva (cobrável, proporcional) e legal de cobrar os direitos autorais dos que usufruem da obra artística e /ou intelectual pela Internet; e também daqueles que detêm a propriedade dos “media” e que lucram (em geral bem mais que os autores) com a veiculação do produto do trabalho intelectual.
    Direito não é dever, é bom lembrar. Direito de autor não é direito de performance. Nem devemos confundir direito autoral com “medium” (meio de comunicação) ou com meio de produção.
    Att
    Ana Lúcia Leão

  5. OLÁ MEU NOME É ANA JULIA
    EU QUERIA SER CANTORA MAS EU NÃO TENHO VÓS O SOFICIENTE PARA CANTAR EU CANTO SABE MEIO BONITO MAZ PARA MIM EU SOU UMA SUPER CANTORA E EU SOU SUPER FÂN DA CASSIANE E SÓ TCHAL.

  6. EU SOU UM CANTOR QUE VOU SER SUPER MAIS SUPER FAMOSO
    MAS É S[O QUANDO EU CRECER COMO EU SEMPRE DIGO É ROCK
    E SÓ
    TCHAL
    FIM
    ATÉ MAIS
    ADIOS
    FUI
    FALO
    BAY BAY

  7. Olá eu jesus Floriano Catambaia nessecito de duas(2)musicas da cantora perola de titulo/Presta atenção/É o amor

  8. eu adoro a musika do eduardo bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssscu

  9. bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssscu
    edinar
    Thu, 26 Jul 2012 16:36:53 +0000 at Thu, 26 Jul 2012 16:36:53 +0000 · Reply
    eu adorooooooooo a musika do sorriso maroto
    anacassia
    Thu, 26 Jul 2012 16:35:06 +0000 at Thu, 26 Jul 2012 16:35:06 +0000 · Reply
    eu adorrrrrrrrrrrrrrrrrro a musica thu tha
    anacassia
    Thu, 26 Jul 2012 16:33:45 +0000 at Thu, 26 Jul 2012 16:33:45 +0000 · Reply
    {eu adorrrrrrrrrrrrro?as musica da internt}
    camili mello !!!!!!!!!bjs
    Sat, 07 Jul 2012 15:57:47 +0000 at Sat, 07 Jul 2012 15:57:47 +0000 · Reply
    oi adorro vcs 100 por cento BJS de Camilli Mello 100 por cento linda de mais!!!!!!!!!!! happi astral para vcs
    bjs de mais!!!!!C@milli mello
    keycilanne
    Wed, 16 May 2012 20:50:27 +0000 at Wed, 16 May 2012 20:50:27 +0000 · Reply
    quero baixa musicas

    keycilanne
    Wed, 16 May 2012 20:53:56 +0000 at Wed, 16 May 2012 20:53:56 +0000 · Reply
    luan satana adoro todas as suas musicas bjsss
    jesus floriano catambaia
    Sat, 28 Apr 2012 17:37:13 +0000 at Sat, 28 Apr 2012 17:37:13 +0000 · Reply
    olá éo sou o jesus e quero baixar musica da chakira
    keyla
    Wed, 11 Apr 2012 19:23:03 +0000 at Wed, 11 Apr 2012 19:23:03 +0000 · Reply
    eu quero baixar musicas
    geysi
    Tue, 21 Feb 2012 18:03:43 +0000 at Tue, 21 Feb 2012 18:03:43 +0000 · Reply
    eu quero baixar musica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    carol
    Thu, 09 Feb 2012 17:24:27 +0000 at Thu, 09 Feb 2012 17:24:27 +0000 · Reply
    eu quero a musica da bruna karla
    tayana gavlão e muito amor
    Sun, 08 Jan 2012 02:23:08 +0000 at Sun, 08 Jan 2012 02:23:08 +0000 · Reply
    eu quero muito mais amigos
    daniel
    Thu, 22 Dec 2011 19:06:18 +0000 at Thu, 22 Dec 2011 19:06:18 +0000 · Reply
    especial
    jesus floriano
    Sat, 17 Dec 2011 14:36:01 +0000 at Sat, 17 Dec 2011 14:36:01 +0000 · Reply
    Olá eu jesus Floriano Catambaia nessecito de duas(2)musicas da cantora perola de titulo/Presta atenção/É o amor
    bruno figueira emrich
    Fri, 16 Dec 2011 16:10:44 +0000 at Fri, 16 Dec 2011 16:10:44 +0000 · Reply
    michel telo aqui e bruno figueira emrch manda uma musica maneira para mim
    bruno figueira emrich
    Fri, 16 Dec 2011 16:10:44 +0000 at Fri, 16 Dec 2011 16:10:44 +0000 · Reply
    michel telo aqui e bruno figueira emrch manda uma musica maneira para mim
    DAVID
    Thu, 15 Dec 2011 18:12:17 +0000 at Thu, 15 Dec 2011 18:12:17 +0000 · Reply
    EU SOU UM CANTOR QUE VOU SER SUPER MAIS SUPER FAMOSO
    MAS É S[O QUANDO EU CRECER COMO EU SEMPRE DIGO É ROCK
    E SÓ
    TCHAL
    FIM
    ATÉ MAIS
    ADIOS
    FUI
    FALO
    BAY BAY
    ana julia
    Thu, 15 Dec 2011 18:05:45 +0000 at Thu, 15 Dec 2011 18:05:45 +0000 · Reply
    OLÁ MEU NOME É ANA JULIA
    EU QUERIA SER CANTORA MAS EU NÃO TENHO VÓS O SOFICIENTE PARA CANTAR EU CANTO SABE MEIO BONITO MAZ PARA MIM EU SOU UMA SUPER CANTORA E EU SOU SUPER FÂN DA CASSIANE E SÓ TCHAL.
    dayane
    Fri, 25 Nov 2011 08:39:41 +0000 at Fri, 25 Nov 2011 08:39:41 +0000 · Reply
    quero baixa musicas na minha pasta mais nao consigo
    dayane
    Fri, 25 Nov 2011 08:37:29 +0000 at Fri, 25 Nov 2011 08:37:29 +0000 · Reply
    nao consigo baixa musicas para a minha pasta
    Ana Lúcia Leão
    Tue, 08 Nov 2011 19:57:45 +0000 at Tue, 08 Nov 2011 19:57:45 +0000 · Reply
    Caro Alkalay

    Um compositor, letrista, escritor, não tem obrigatoriamente que ser cantor, instrumentista e empresário. É o mesmo que querer que arquitetos – por exemplo – sejam, além disso, pedreiros e donos de fábrica de tijolos. Um projeto arquitetônico é pago por quem o encomenda. Trabalho que vale por si só, construa-se o prédio ou não.
    O trabalho de compor, de escrever letras, poemas, crônicas é solitário e vale por si só. O que seria dos romancistas, poetas? Pra serem profissionais teriam que ler suas obras num palco? Shows literários? Que seria de Haroldo e Augusto de Campos, por exemplo, autores de poemas não apenas verbais, porém – simultaneamente – visuais e interativos? Não é poesia pra se ler em voz alta. Porém trabalho digno de remuneração, também, vinda através da venda de livros,CDs, ou que meio for..
    Imagine Mario Vargas Llosa tendo que correr pelos palcos do mundo, cobrando ingressos do público para que este o ouvisse ler as 300 páginas de um romance seu… Ou tornar-se dono de uma editora, da fábrica de papel… Qual a recompensa pelos anos de trabalho, escrevendo a obra? Ou este romance teria que ser disponibilizado gratuitamente na Web?
    O direito autoral é um direito líquido e certo porque representa o ganho de um profissional por um determinado tipo de trabalho que só ele executa. Apresentar a obra em público, produzi-la, veiculá-la para o público são outros tipos de trabalho também (e além do de criação) recompensáveis, remuneráveis.
    As pessoas erroneamente pensam que um trabalho intelectual é “inspirado”, “dom de Deus”, “divertido”. O artista de qualidade estuda, se informa, burila o seu talento e cada obra que cria. Drummond, João Cabral às vezes levavam dias, até mês pra escreverem um poema. O mesmo se aplica a Jobim, Torquato Neto, Villa-Lobos, Chanel, John Ford na feitura de seus trabalhos; acontece com Chico Buarque, com Lagerfeld, Carlos Diegues.
    O que seria de Bethoven, já surdo, sem mais poder reger, se algum mecenas não pagasse pela sua criação?

    Se a Web é um meio – e é, assim como uma revista, o rádio ou a TV – quem frui as obras deve pagar direitos autorais pelas obras que este meio veicula. É um direito inalienável do trabalhador intelectual.
    O direito do performático é de outra natureza; o da voz de um cantor gravada é um direito conexo, também inalienável. Só o próprio artista, num caso ou noutros, tem o direito de resolver disponibilizar gratuitamente seu trabalho. Ou o de a ser auto-produtor, auto-empresário, performático ou ainda o de deter (quando consegue) um meio de produção.
    Existe até o direito de imagem, sobre o qual não vou me estender.
    O que é necessário, urgente e justo é se achar uma forma efetiva (cobrável, proporcional) e legal de cobrar os direitos autorais dos que usufruem da obra artística e /ou intelectual pela Internet; e também daqueles que detêm a propriedade dos “media” e que lucram (em geral bem mais que os autores) com a veiculação do produto do trabalho intelectual.
    Direito não é dever, é bom lembrar. Direito de autor não é direito de performance. Nem devemos confundir direito autoral com “medium” (meio de comunicação) ou com meio de produção.
    Att
    Ana Lúcia Leão
    Ana Lúcia Leão
    Mon, 07 Nov 2011 20:09:57 +0000 at Mon, 07 Nov 2011 20:09:57 +0000 · Reply
    Olá Alkalay!

    Engraçado… Vc. fala sobre a arte gráfica do CD, o trabalho de divulgação, etc, etc, etc. Mas não fala no mais importante:pode existir tudo isso, mas sem o trabalho de criação do artista de que vale? Um plástico vazio, uma capa cobrindo o nada!O triste é constatar que o público não imagina o trabalho que existe por trás de uma letra bem escrita, de uma música bem concebida – melódica, harmônica e sob o ponto de vista do arranjo.
    Então a obra do artista é desfrutável mas ele tem que trabalhar a troco de nada?! Fazer literatura, música, arte enfim é transpiração, e não inspiração! Ao contrário do que a maioria pensa. ALL

    Avi
    Tue, 08 Nov 2011 06:31:50 +0000 at Tue, 08 Nov 2011 06:31:50 +0000 · Reply
    Ana, muito pelo contrário! Eu falo sobre quão emocionante é uma música bem concebida em vários pontos daquele artigo!

    Infelizmente vivemos num mundo onde as regras eram definidas pelas boçais gravadoras e muitos bons artistas cairam em sua lorota.

    A Internet muda esse jogo removendo esse intermediário de entre o músico e o ouvinte. Eu acho isso bom.
    Se antes o músico dependia única e exclusivamente da gravadora para chegar ao ouvinte, hoje ele mesmo pode articular para que sua obra chegue ao ouvinte diretamente de seu site. E continuar a ganhar dinheiro como sempre ganhou, desde a antiguidade: fazendo shows.

    A Internet matar a indústria do CD não uma coisa ruim. É uma oportunidade para que os músicos se mantenham sobre seus próprios pés.
    Anonymous
    Sun, 06 Nov 2011 13:52:21 +0000 at Sun, 06 Nov 2011 13:52:21 +0000 · Reply
    Quero baichar musicas da internete de 2011
    mia
    Sat, 29 Oct 2011 20:32:02 +0000 at Sat, 29 Oct 2011 20:32:02 +0000 · Reply
    que chatoooooooooooo nao tem nada aqui vai fazer um sate menhor okkkkkk
    mirian
    Thu, 13 Oct 2011 15:31:19 +0000 at Thu, 13 Oct 2011 15:31:19 +0000 · Reply
    hfhgurtybryhgufveytxefdtfftge67t7yyyyyyyftet6f

    mirian
    Sun, 01 Jan 2012 15:57:09 +0000 at Sun, 01 Jan 2012 15:57:09 +0000 · Reply
    o mirian c vc não tem oq fazer vai toma banho ou vai dormir
    jony mcqueen
    Thu, 06 Oct 2011 16:58:45 +0000 at Thu, 06 Oct 2011 16:58:45 +0000 · Reply
    adoro
    carou
    Mon, 03 Oct 2011 11:49:28 +0000 at Mon, 03 Oct 2011 11:49:28 +0000 · Reply
    eu não aprendi nada
    só perdi o meu tempo pressioso
    com esse sit burro

    (se escrevi alguma palavra errada
    é poblema meu e vc nãotem nada
    aver com isso ok acho que fi bem
    clara)
    obrigada
    de
    carou
    carou
    Mon, 03 Oct 2011 11:45:04 +0000 at Mon, 03 Oct 2011 11:45:04 +0000 · Reply
    eu não aprendi nada sichato
    tou só perdendo o mue tempo valioso
    com isso
    aline
    Thu, 29 Sep 2011 20:07:06 +0000 at Thu, 29 Sep 2011 20:07:06 +0000 · Reply
    mana buma muisica piks
    joao rucks
    Tue, 27 Sep 2011 19:43:55 +0000 at Tue, 27 Sep 2011 19:43:55 +0000 · Reply
    musicas
    Anonymous
    Sun, 07 Aug 2011 06:44:20 +0000 at Sun, 07 Aug 2011 06:44:20 +0000 · Reply
    Eu sou o Geraldo , Estou baixando musica da internete
    fernanda
    Mon, 01 Aug 2011 14:26:01 +0000 at Mon, 01 Aug 2011 14:26:01 +0000 · Reply
    adoro as musicas da isa e dos rebeldes sou fã de musica
    fernanda
    Mon, 01 Aug 2011 14:24:39 +0000 at Mon, 01 Aug 2011 14:24:39 +0000 · Reply
    adoro qas musicas da isa e dos rebeldes
    fernanda
    Mon, 01 Aug 2011 14:22:14 +0000 at Mon, 01 Aug 2011 14:22:14 +0000 · Reply
    queria as musicas dos rebeldes da recorde
    Anonymous
    Fri, 08 Jul 2011 11:29:23 +0000 at Fri, 08 Jul 2011 11:29:23 +0000 · Reply
    meu nome e mariana adoro ovir musica data/08/07/2011 jun hora 1128
    beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    Anonymous
    Fri, 08 Jul 2011 11:27:46 +0000 at Fri, 08 Jul 2011 11:27:46 +0000 · Reply
    meu nome e mariana adoro ovir musica data/08/07/2011 jun hora 1128
    Anonymous
    Fri, 08 Jul 2011 11:20:51 +0000 at Fri, 08 Jul 2011 11:20:51 +0000 · Reply
    mariana adoro orvir musica
    ´-=´-HBYRTY
    Sun, 03 Jul 2011 09:55:14 +0000 at Sun, 03 Jul 2011 09:55:14 +0000 · Reply
    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOUOUOUOUOÚ,.,B
    raimundo calaça
    Wed, 22 Jun 2011 20:14:55 +0000 at Wed, 22 Jun 2011 20:14:55 +0000 · Reply
    eu quero baixar musica GOSPEL
    « Older Comments 1 … 13 14 15
    Leave a Reply Cancel reply
    Name

    Email

    Website

    You can use these HTML tags

    About Avi
    Avi Alkalay is an Information Architect, Enterprise 2.0, Open Standards and Open Source do-it-all hacker at IBM Brazil.

    hCard/vCard

    My résumé
    Bio and photos
    My astral map
    Google me
    Categories
    Blog do Papai (1)
    Chronicles (60)
    Community and Society (102)
    Ecology & Environment (12)
    Essays (33)
    Events (25)
    Gourmet (32)
    Info & Biz Technology (304)
    Linux & Open Source (108)
    Linux Journal Index (14)
    Mobility (23)
    Multimedia (19)
    OpenDocument Format (64)
    Web 2.0 (72)
    Metaphysics (32)
    Misc (8)
    Music & Podcasts (39)
    Podcast: brazilian jazz (8)
    Podcast: general (13)
    Travels (68)
    Central Asia 2007 (29)
    Vegetarianism (10)
    Short updates
    Procuro pessoas que tenham uma vasta coleção de audiobooks em português para compartilhar. less than a minute ago
    Estou numa pousada perto de Natal cuja piscina corta-a inteiramente, como um rio!!! Pena que o serviço é ruim. https://t.co/SOPUkcds less than a minute ago
    Café da manhã na casa do meu primo é sorvete de pistache e pizza de cogumelos com coca diet. Nesta ordem. #AdoroJunkFood. less than a minute ago
    Este estudo explica porque Android ultrapassou o iPhone em share em alguns países, e como as pessoas preferem iPhone: http://t.co/rh7zHuPw less than a minute ago
    O mais desafiador sobre Big Data e dados desestruturados é que estes não foram projetados para responder as perguntas que queremos fazer. less than a minute ago
    Social Google

    Support Open Computing

    Copyright © 2012 Avi Alkalay - All Rights Reserved
    Powered by WordPress & Atahualpa

  10. eu nao perco o meu tempo alias eu aproveito muito ele nesse blog e eu quero baixar a musica teddy picker

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *