Passaporte para Entrar nos EUA

Como comentei no outro artigo, lá fui eu tirar um passaporte novo só porque ele vencia em menos de 6 meses. O visto americano só expirava em 2013.

Consegui tirar um novo passaporte em uma longa tarde porque sabia tudo que precisava:

Carta assinada da empresa dizendo que era motivo de trabalho, RG, passaporte antigo, título de eleitor e comprovantes de voto (que obtive no site do TRE), quitação do serviço militar, 1 foto 5×7 com ou sem data. A lista completa está no site da PF.

E há duas delegacias da Polícia Federal em São Paulo que emitem passaporte com urgência (que é o modelo antigo): a do aeroporto de Cumbica, e a sede na Lapa. Fui na de Cumbica, e pessoas com problema semelhante que encontrei ali me disseram que na sede ninguém sabe nada e não dá certo. Coisas de Brasil.

Ali eles preencheram um formulário com meus dados e emitiram um boleto de R$202,89 de taxa de passaporte urgente, que paguei no aeroporto mesmo.

Com toda a documentação pronta e entregue tomei um chá de cadeira de várias horas e obtive um passaporte novo com válidade de 1 ano. Devolveram-me o antigo com suas páginas carimbadas com “CANCELADO”.

E então descobri que não precisava ter feito nada disso. Vai ouvindo…

Viagei então com 2 passaportes: o antigo, que expirava em 17/12/2007 (minha viagem é de 6/7/2007 até 4/8/2007, menos de 6 meses antes do passaporte expirar), e que contém o visto americano válido até 2013, e o novo, sem visto, mas que expira em 07/2008. O visto de um com a validade do outro me garantiriam a entrada nos EUA.

Depois de 2 horas na fila da imigração no aeroporto de New York, perguntei a oficial que carimba o passaporte e efetivamente te deixa entrar no país ou não, se precisava ter tirado esse novo passaporte só porque o antigo vencia em menos de 6 meses, mas bem depois do término da viagem. Ela disse:

Não é necessário fazer um novo passaporte se o primeiro não vence até o término da viagem e se contém um visto americano válido.

Ela inclusive confirmou isso com outro colega carimbador. Observei ele abrir um arquivo para verificar.

Reforçou afirmando que se minha viagem terminasse 1 dia antes do passaporte vencer, também teria me deixado entrar.

Confirmei a mesma coisa com a companhia aerea, que sabe exatamente quem deve ou não deixar embarcar porque se der problema sera ela a culpada, multada e responsável por achar lugar num vôo de volta.

Por que essa confusão acontece ?

Tanto a agência de viagens como a Polícia Federal do Brasil me disseram que se o passaporte vence em menos de 6 meses “há grande probabilidade” de não entrar nos EUA, mesmo com visto válido. Esta informação é inexata e errada, não está escrita em lugar algum e é uma má interpretação de outra coisa: não se pode tirar um visto americano se o passaporte for vencer em menos de 6 meses conforme descrito no site da embaixada americana.

Perdi um dia inteiro e cancelei compromissos desnecessariamente por causa de má informação da agência e da Polícia Federal do Brasil.

Atualização de 30/4/2010

O leitor Luciano Bastos achou no site da embaixada americana a seguinte pergunta e resposta:

O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?
Não. Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem. Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração desse passaporte.

Isso é o ponto 34 na página de Perguntas Freqüentes sobre Vistos, no site da embaixada americana e significa que os EUA te deixarão entrar no país mesmo que seu passaporte expire em menos de 6 meses.

208 thoughts on “Passaporte para Entrar nos EUA”

  1. Olá Avi!!
    Obrigada pela sua atenção!! Obrigada tb pela informação.
    Abraços

  2. Ola costei do que foi postado, eu estou triste meu passaporte vence em 6-6-, gostaria de viajar no maximo em setembro e tenho a entrevista em maio,entao nao poderei viajar em setembro? que coisa chata afinal o antigo tenho que permanecer com o antigo que tem meio visto, isto nao ajuda nada? Sabes a soluçao? abraços

  3. Oi,

    Eu tenho uma pergunta, bom talvez varias 🙂

    Meu passaporte brasileiro esta vencido. Posso viajar ao Brasil com o meu passporte Americano e com um visto?

    A minha situcao eleitoral nao esta regularizado pois nunca votei no Brasil desde que eu vivo nos EUA a mais de 35 anos. Estou planejando regularizar tudo e tirar um novo passaporte mais nao conseguirei isso tudo em tempo para o aniversario da minha avo’ que esta completando 100 anos de vida em Novembro…

    Obrigado,
    Paul

    Eu tenho o titulo de eleitor mas quando tentei obeter o documento da quitação eleitoral meus dados nao foram encontrados, o que faz me acreditar que meu status não esta regularizado.

    É possivel que eu consigua um passporte novo mesmo nesta situação? Eu estou indo ao Rio e meu titulo foi tirado la’, eu poderei regularizar a situação no escritorio eleitoral lá e depois transferi-lo para Houston.

    Eu estava planejando viajar ao Rio na ultima semana de Novembro, e estava planejando ir ao consulado itinerante em Setembro em Dever mas este foi cancelado.

    Oque posso fazer para conseguir o novo passaporte antes do fim de Novembro? É possivel?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *