Sottozero já era, se vira

Eu lembro quando a sorveteria Sottozero abriu sua primeira loja na Rua Augusta em São Paulo.

Quilômetros de paulistanos se empacotavam na rua para mandar ver aquele sorvete novo e diferente. Eu demorei mais de ano para provar por que não sou muito chegado em lotação.

Inesquecível também quando finalmente fui agraciado pelo seu sorvete ultra-sofisticado. Tinha um sabor temporário chamado Fantasia de Laranja que era nada menos que apoteótico. Só uma vez na vida.

Isso foi há muitos anos. Ontem levei uma prima americana para se sorvetar na Sottozero da Sumaré. Fiquei meio chateado. Eles ainda têm uma lista comprida de sabores pitorescos mas a qualidade enveredou para bem regular. Antigamente seu sorvete ineditamente cremoso escorregava da pá, hoje é tão duro quanto as massas de supermercado. E alguns sabores têm um final nítido de artificial, a começar pelo de graviola que provei ontem.

Uma pena tanto talento de confeiteiro se curvar à necessidade de aumentar os lucros.

De sorvete bom em São Paulo há a Offelê na Lorena. Prove o de castanhas portuguesas (marrom glacê), zuppa inglese, e o de milho se tiverem. E na Parmalat pode-se elevar a alma com os espetaculares Canela e Cookies ao Porto, por caros R$7 o copinho. De supermercado tem o de Abóbora com Côco da La Basque que é absurdamente bom e caro ao mesmo tempo. A Ofner também sempre fez um sorvete responsa daqueles que preenchem até o vazio da alma.

Agora, o melhor sabor de sorvete do universo é o de Bacurí, uma fruta do norte. Em Sampa, de tanto que martelo, começou a ser servido em alguns lugares. Tente num bar chamado Feira Moderna (rua Fradique Coutinho perto da rua Wizard) ou uma pequena cafeteria que fica no Itaim Bibi, na rua Jesuino Arruda entre ruas João Cachoeira e Manuel Guedes.

Destaque para uma sorveteria de Paraty chamada Sorveterapia, na avenida da entrada da cidade. O dono é um cara simples e que faz os sorvetes com as próprias mãos observando altíssima qualidade dos ingredientes sempre naturais. Ele gosta de fazer experiências e o que vende hoje é resultado de anos de alquimia refinada.

Deveriam erguer uma estátua em homenagem ao cidadão que inventou o sorvete. Sua importância histórica é maior que a de figuras como Stalin, e o bem que fez à humanidade é comparável ao de Einstein.

18 thoughts on “Sottozero já era, se vira”

  1. Pra mim, “sorvete”, e “sorvete de chocolate” são sinônimos.
    Posso até provar outros sabores, mas vai ser sempre só pra satisfazer uma curiosidade, e não a vontade de esbaldar-me em sorvete, que será sempre de chocolate, e ponto final, pra mim pelo menos.

    Porém, se isto é minha regra, mando aqui a exceção: Quando estiverem por Recife, e se por sorte já fores daí, passe na Fri-sabor, e coma todos (sim, todos!) os sorvetes feitos da própria fruta. Sendo fruta no nordeste, uma definição para maravilhas divinais da natureza universal!

    É isso aí!

    Luiz

  2. Sorvete de chocolate é ficar muito na média.

    Para a pessoa crescer como ser humano, tem que provar o de pinga de uma sorveteria de Recife que não lembro o nome. Só sei que o dono é o mesmo do restaurante Yolanda, da mesma supracitada cidade.

  3. Lá na Fri-Sabor, embora a palavra não seja a mais adequada, o “quente” é tomar:

    Pitanga
    Cajamanga
    Pitomba
    Jambo
    Mangaba
    Sapoti
    Siriguela
    e, se tiver sorte… Umbucajá
    o melhor que há!

    LuiZ

  4. Como sabes, já provei o Bacuri, e por melhor que seja, ainda não chega proximamente perto dos que citei acima, principalmente o de Umbucajá!

    Além disso, Recife fica no Nordeste!

    LuiZ

  5. Umbucajá deve ter gosto de beijo travoso de alguma morena tropicana.

    E agora entendi porque é este o sabor que você mais gosta.

    Talvez um beijo molhado de maracujá da moça das pernas de louça seja também bem bom.

  6. Pra falar a verdade, você me fez pensar que puxei o nome da fruta pela memória, e esta me enganou!

    Se fores pedir o sorvete na Fri-Sabor, tens que pedir é Cajá-umbu!

    Já pelas ruas de Recife, procure mesmo pelas Umbucajá de lá!

    Abração,

    Luiz

  7. Para mim a Sottozero será sempre a melhor, por isso que ela fornece para os melhores restaurantes e chefes de cozinhas que são os únicos que poderiam criticar, agora se vc teve a infelicidade de degustar 1 determinado sabor que não lhe agradou escolha outro existe tantas opções que nunca se pode julgar 1 excelente gelateria, ainda + a pioneira e a que mais tempo está no mercado por 1 simple fato de vc não ter gostado da testura ou do sabor de 1 gelato.
    sem mais

    Rico

  8. Eu concordo com o texto acima a Sottozero é d + meus filhos amam e minha mulher delira, o resto e tentativa de imitação Gelato só a Sottozero a concorr~encia tenta mais não cnsegue só engana mesmo os clientes que não sabem oque é gelato.

  9. Rico e Paulo, tá na cara que vcs são a mesma pessoa. Até mesmo e-mail e endereço IP tem. Então saiba que é meio patético responder com identidade falsa num blog.

    Mas voltando ao assunto que interessa, eu sou um gourmet de sorvete (entre outras coisas). E não foi só um sabor que provei aquele dia. Antes de me decidir por o que iria no copo, provei vááários sabores, e praticamente todos foram decepcionantes, infelizmente.

    Então ou vc trabalha na Sottozero e quer defender a camisa ou tem realmente um gosto prejudicado para sorvetes. Claro que se comparar a Sottozero com a Sorveteria do Vovô de São Francisco Xavier, a primeira é ainda bem melhor.

    Mas comparado as opções de sorveterias de São Paulo, continuo afirmando que a Sottozero já era.

  10. Sem duvidas nenhuma é o sorvete da Italian ice, premio sorvete da América Latina sabor inequalavél com toque de antigamente e muito melhor do que todas gelaterias citadas. opinião Gormet ice cream degustador de empresa multinacional concorrente.

  11. Olá!
    Já provou o sorvete da Nápoli Sorvetes Especiais?
    Tem loja em Ilhabela (onde conheci) e em Caraguatatuba, Ubatuba.
    Parece que em Sao Jose dos Campos tambem tem.

    Adorei o Zambayon com amendoas e vinho do porto e também o Tiramisu.

    Abraços,
    Andreia

  12. Chegou no Brasil a evolução do sorvete de massa, sim meu caro estou falando do sorvete de massa no palito um sorvete Prime, estou descrevendo o DILETTO, o verdadeiro gelato.
    Vendido no Emporio Santa Maria, St Marché,etc

  13. Avi, precisa provar o da Diletto esse sim é o melhor sorvete italiano que á provei aqui no brasil, e sem falar que parece que está tomando gelato na italia. rsrsrrs…

    Beijossss

  14. Eu tb adorava o sorvete do ZottoZero da Augusta. Tinha uma geladeira super-barulhenta mas por aquele sorvete, eu deixava pra la isso…Uma pena que tenha mudado tanto. Tinha planos de visitar o da Augusta, mas gracas ao seu blog, vou ver as suas outras indicacoes. Obrigada, bom saber que nao estou sozinha no gosto por um bom sorvete!

  15. Olá a todos, alguém sabe se as pessoas que montaram a primeira sottozero…anda estão trabalhando com essas lojas?

    Abração

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *