Tinha um amigo mestre cervejeiro profissional que era capaz de provar qualquer cerveja de olhos fechados e cantar a marca, qualidade da água e até a fábrica de origem. Os apreciadores avançados de vinho também encontram ameixas, pneu, madeira e pêssego em suas degustações, que na verdade não estão lá.
Mas o que é realmente verdade neste mundo ?
Ontem fui ao show do aclamado Trio 202, formado por Nelson Ayres no piano, Toninho Ferragutti no acordeon e ninguém menos que Ulisses Rocha no violão. No Tom Jazz em São Paulo.
A combinação inusitada de instrumentos ficou em segundo plano perante a magnitude dos músicos. Não me admira ver críticos internacionais babando quando ouvem a música brasileira instrumental. Ela é a melhor do mundo.
Abriram o show com uma canção inédita chamada Seu Sorriso, mas como bom degustador de música, identifiquei imediatamente a fábrica: Ulisses Rocha.
Vamos às metáforas:
As composições de Toninho Ferragutti soam como São Paulo. Expressa, incansável, irreverente, enorme mas cheia de pequenos cantos e lugares interessantes para visitar. Deixou sua marca para o resto do show com Helicóptero, e parecia ser o portador de toda história paulistana em seu acordeon que migrou com os italianos mas fincou raizes fortes no Brasil.
Nelson Ayres tinha uma sonoridade verdejante. Seu Caminho de Casa traz a imagem de uma estrada de terra do interior com árvores por todos os lados que leva ao seio caloroso da família, onde nos esperam para o almoço, uma tarde ensolarada, desocupada, e crianças brincando.
E tinha o Ulisses. Ah Ulisses, cuja música não está em uma geografia. Mora na estratosfera universal e lança suas harmonias para suavizar as arestas do mundo. Ouça Moleque para entender. É extremamente interessante vivenciar um capítulo da história onde algo novo é criado: Charlie Parker e seu Bebop, Bach e sua música sublime de contrapontos, Ulisses e seu violão solar.
Tocaram também Moacir Santos, Tom Jobim, Edu Lobo entre outros. E quando tocam em uníssono é que todo potencial do trio pode ser percebido.
Saimos com gosto de quero mais. Mais shows, mais interpretações, mais composições originais.
Avi,
Primeiro meus agradecimentos por enviar-me todo esse material.
Gostei demais de seus comentários por diversas razões: pelas novidades e bom gosto que comunicam, pela erudição, entusiasmo e vibração, e pelo muito trabalho que se observa…
Parabéns. Tomei a liberdade de mandar sua nota para alguns amigos de interesse, o Artur do grupo Uakti, meu amigo e cunhado Nico Rezende que foi e é muito amigo do Ulisses e seus irmãos. Também a alguns tantos poetas que certamente apreciarão…
Grande abraço,
Sergio
Nossa, fico muito feliz em ouvir isso, e de saber que alguém acha que outros vão apreciar isto.
Oi Avi
Muito obrigado pelos comentários. É maravilhoso ler coisas assim sobre nosso trabalho. Dá força para continuar .
Enviarei uma cópia para o Toninho e para o Nelson. Eles vão adorar também.
Forte abraço
Ulisses
Avi, parabéns pelo blog. Gostei muito desse seu post sobre o Trio 202. Adorei todas as metáforas utilizadas e a parte onde menciona que assistir ao grupo é vivenciar um capítulo da história onde algo novo é criado. Na realidade passo por aqui para chamar a atenção da nova temporada que essa turma vai fazer no Auditório Ibirapuera:
Ulisses Rocha, Toninho Ferragutti e amigos no Auditório Ibirapuera
Dias: 03, 04 e 05 de agosto
Horário: Sexta, 21h – Sábado, 20h30 – Domingo, 20h30
Duração: 90 minutos (aproximadamente)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Gênero: Música Instrumental Brasileira
Classificação Indicativa: Livre
Programação:
Nelson Ayres formando o Trio 202, dias 3 e 5
Mônica Salmaso, dias 4 e 5
Kiko Loureiro, dia 3
Ajude-nos a divulgar a música brasileira de qualidade!
Grande Abraço
Salve Avi!
Como vai a vida?
Estive no show também e ecrevi um comentário!
lá vai o link…
http://blog.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendID=165107273&blogID=296349215
Aquele abraço!
Caramba que anacronismo!…só entendi agora…
Eu fui no show de agosto, você foi antes.
E achei na net a mesma fotinho, só tinha essa?
abraço
Sou professora de música, moro em Andradas e estou ansiosa para assistir ao show do Trio em minha cidade nesta terça -feira… bjo
Nossa muito bom o som do trio 202 , que composições maravilhosas , só uma palavra pra definir isso tudo ( PERFEIÇÃO ) .
um grande abraço Cássiojc
o trio é uma delicia!nunca vi som tao redondo!consegui furar o cd de tanto ouvir o cd gravado em NY…
Fantástica a apresentação do Trio 202, com Nelson Ayres, Ulisses Rocha e Toninho Ferragutti, aqui em Cascavel/PR no último dia 04 de novembro durante o Cascavel Jazz Festival.
Maravilhosa apresentação! escutar “Helicóptero”, sob a regência do Toninho e tendo por acompanhantes Ulisses e Nelson, é para mim, uma das novas maravilhas do mundo moderno!
Já conhecia o trabalho desses “feras”, mas não sabia que pessoalmente era muito, muito melhor.
Sem contar que além de talento, são pessoas fantásticas, gente finíssima.
Parabéns a todos vocês.
E a quem não pôde ainda assistir a este espetáculo, sugiro que corram para assistir, pois não sabem o que estão perdendo.
Pedro Pereira Fernandes Neto
Cascavel/PR