EssaysLinux & Open Source

Open Source na Prática

O que é Software Open Source, suas diferenças práticas com software de código fonte fechado, onde reside sua verdadeira inovação, e discussão de alguns mitos sobre segurança e [...]

Community and SocietyWeb 2.0

Grupthink

Achei este site genial, e parece que ninguém ainda o conhece no Brasil.

Community and Society

Alugo Apartamento Mobiliado

Em ótimo estado, ótima localização e com mobilia nova. Perfeito para casal, família ou solteiro/a assumido/a.

Mais informações, mapa interativo e fotos em http://avi.alkalay.net/alugo.

Indiquem para amigos.

Community and Society

Love Actually

Peguei na TV e assisti novamente o Simplesmente Amor. Talvez o mais belo e divertido filme que fala, como o título diz, exclusivmente sobre amor.

Podem dizer que é um filme clichezão inglês. Talvez seja mesmo. Mas é muito bonito.

Conta várias estórias de pessoas, seus amores e dores. O do primeiro ministro pela sua secretária, o [...]

Podcast: general

Mais Sons Inspiradores

Como fiz com o Buddha-Bar, agora foi a vez de compactar toda coleção Café del Mar em 2 CDs de MP3 para ouvir no carro.

Quer saber? Gosto mais do Café del Mar do que do Buddha-Bar. Enquanto o último se preocupa em sobrevoar sons étnicos de todo o mundo, o Café del Mar é independente, [...]

OpenDocument Format

IBM e OpenDocument Format

A IBM apóia o uso de OpenDocument Format – o padrão aberto para documentos de escritório, e o formato usado pela suite OpenOffice.org, KOffice, Corel WordPerfect Office, e outros.

Estamos num processo interno gradativo de migração para ODF, e falamos da importância disso com governos e clientes, globalmente. Nossos produtos suportam ODF no sentido de consumir [...]

ChroniclesMetaphysics

Histórias de Muita Coincidência

Entre risadas e caipirinhas de saquê com lichia com amigos no Mestiço, começamos a contar experiências pessoais com coincidências impressionantes.

Algumas delas faria qualquer pessoa simplesmente desacreditar se não tivesse acontecido consigo mesmo. Selecionei algumas para compartilhar:

Estive em Paris este ano e ía para o aeroporto Charles de Gaulle de metrô — aquele tipo de [...]

ChroniclesCommunity and Society

Museu Afro-Brasil no Ibirapuera

O Parque Ibirapuera me recebeu de braços abertos ontem para uma rodada de bicicleta. É uma pérola de nossa cidade com aquelas árvores enormes e magestosas e pessoas bonitas praticando esportes.

Dei de frente com o Museu Afro Brasil lá dentro e aproveitei para conferir. É uma exposição permanente, densa e vasta, e muita bonita, com [...]

Misc

Eu e a Juliana Paes

Um video interativo ótimo com a Juliana [...]

Mobility

Wireless iPod

Tentando me desfazer dos anti-sociais-fones-de-ouvido, fui na onda de comprar um transmissor FM para o iPod que ganhei de aniversário.

Para quem não sabe o que é isso, trata-se de um dispositivo que se pluga ao iPod e que transmite o que ele toca para um rádio, por ondas de FM.

Minha dica é: não perca seu [...]

EventsInfo & Biz Technology

Evento Connect and Play 2006

Terça-feira, 12 de dezembro realizaremos o evento Connect and Play focado para desenvolvedores.

A inscrição é gratuita em www.concursoinsites.com.br, e os participantes são convidados a doar 1kg de alimento não perecível que será entregue a uma organização social e educacional.

Teremos as seguintes palestras e atividades:

Technical Briefing: Accelerating Global Software Delivery (Alfredo Gutierrez – Developer Relations Manager [...]

Community and SocietyInfo & Biz TechnologyMusic & Podcasts

Internet Music Download

Analysis about Internet music download. Is it legal? How to use [...]

EssaysLinux & Open Source

Choosing a Linux Distribution

An analysis of Linux distributions. How to chose a Linux distribution, which one is the best, relevant aspects while choosing, the importance of support and certification, Linux distributions for business needs. Unique organic comparison between major Linux [...]

Ecology & Environment

Aquecimento Global

Sobre o Aquecimento Global, impactos naturais e socio-econômicos, links para vários artigos na mídia, e uma incansável lista de comentários mal escritos por estudantes que aparentemente mal sabem [...]

Gourmet

Receita de Kiopolo

Isto é uma engenharia reversa bem sucedida de uma entrada típica da culinária judaica-sefaradita ou búlgara. Pode ser encontrada em São Paulo no Shoshi Delishop, no Bom Retiro (R. Correia de Melo quase esquina com a Três Rios).

Ingredientes

Beringelas: 4
Pimentão vermelho: 1
Alho amassado: um pouco menos de 1/2 cabeça
Azeite extra virgem
Suco de limão: 1 se for [...]

EssaysLinux & Open SourceOpenDocument Format

Padrões Abertos e Linux no Desktop

O que a IBM tem feito – como usuária – para ter um uso mais são do desktop coporativo. [...]

Community and SocietyInfo & Biz Technology

Fiocruz no World Community Grid

O World Community Grid é um projeto fantástico onde pessoas como você e eu doam o poder computacional ocioso de nossos PCs para ajudar a encontrar a cura do cancer e outras doenças, descobrir detalhes de proteinas humanas, fazer pesquisa genética, enfim, mastigar dados a fim de melhorar o mundo.

Eu rodo ele no meu laptop [...]

Gourmet

Receita de Matbukha

Provei matbukha (ou matbucha ou matbuha) pela primeira vez em um restaurante libanês em Abu-Gosh, uma vila árabe perto de Jerusalém.

Fiquei impressionado, e depois comprei nos supermercados de Israel matbukha pronta várias vezes. Bem, aqui não há essas coisas para vender, então achei a receita na Internet, que minha mãe traduziu para mim. Fiz e [...]

Info & Biz Technology

Linguagens de Programação na Indústria

Um artigo da eWeek relaciona algumas linguagens e os motivos pelos quais deve-se aprender cada uma delas.

Um dado interessante do artigo é o número de vagas de trabalho disponíveis no mercado, para cada skill de linguagem, extraidas de dice.com.

Coloquei em ordem crescente de número de vagas:

Ruby e Ruby on Rails :: Job availabilities: 210 and [...]

Community and Society

Colaboração e Teamwork

Fui a um seminário sobre liderança, colaboração e teamwork.

Tirando os cliches inevitáveis, uma coisa eu gostei que foi dita: colaborar de forma eficiente e benéfica é ainda um desafio, mesmo nesta nossa era de tecnologia avançada. Bem, reconhecer o problema é o primeiro passo para resolve-lo.

Altos executivos da IBM foram questionados certa vez sobre os [...]

Linux & Open Source

In the Office of an IBM Executive…

Linux & Open Source

A Mais Importante Notícia do Ano

A Sun abriu o código fonte de sua implementação do Java.

Teria muitas coisas positivas para falar sobre isso, mas o Kov já disse boa parte, e o Simon Phipps também.

Faltava no mundo Open Source uma linguagem/tecnologia de desenvolvimento universal, madura, altamente padronizada com portabilidade em mente, e com ecossistema vigoroso em toda a indústria. Java [...]

Web 2.0

Google Maps Plugin for WordPress

This software will let you easily render Google Maps anywhere on your blog as a web service. It also includes code for easy integration with WordPress blogs, but what the code does best can actually be used with any other blog system or plain web [...]

EssaysLinux & Open Source

Instalando Java e Eclipse em Linux

Um breve posicionamento de Java como padrão aberto, e entre outras tecnologias de desenvolvimento/linguagens, seguido por um guia prático para instalar Java em Linux usando o padrão [...]

Community and Society

Campanha de Natal

Tenho orgulho de minha amiga Helena Bonilha, promotora de justiça de Embu Guaçu (periferia de São Paulo). Trabalhando pelo social, ela organiza todo ano uma campanha em favor das crianças e adolescentes abrigados nos cinco orfanatos da cidade.

Qualquer pessoa pode contribuir com um “kit” contendo uma peça de roupa, um par de calçados e um [...]

Community and SocietyGourmet

Curtindo a Vida em São Paulo

Um colega que está se mudando para São Paulo me pediu umas dicas de lugares para levar sua namorada. Mandei esta lista para ele:

Insalata (Al. Campinas, perto da Estados Unidos)
É bonito, descoladinho e tem todos os tipos de comida, com destaque a ótimas saladas.
Sargento (Al. Pamplona)
Vai lá só para comer a saladona, que é ótima [...]

Travels

Picnic em Vinhedo

Local do Parque da Represa em VinhedoFez um dia de sol no último feriado e decidimos fazer um picnic num belo lago que descobrimos numa outra viagem, em Vinhedo.

Enchemos o isopor com frutas e água e caimos na estrada. É um parque municipal chamado Represa II que tem pedalinho e barco de passeio, e a [...]

GourmetVegetarianism

Gaia Gourmet Vegetariano

Sobre o Gaia Gourmet Vegetariano, um dos melhores restaurantes de São [...]

Web 2.0

Soleil Theme for WordPress

Advanced and beautiful Soleil theme for WordPress which includes widgets-ready sidebar, on-demand localization and feed readers [...]

EssaysMusic & Podcasts

Cantá

Cantá seja lá cumu fô
Si a dô fô mais grandi qui o peito
Cantá bem mais forte qui a dô

Cantá pru mor da aligria
Tomém pru mor da triteza,
Cantano é qui a natureza
Insina os ome a cantá

Cantá sintino sodade
Qui dexa as marca di verga
Di arguém qui os óio num vê
I o coração inda inxerga

Cantá coieno as coieta
Ou [...]